O SINEDUC, sindicato com 30 anos de história na cidade na defesa da educação e dos direitos dos trabalhadores, nos últimos dias foi surpreendido por uma campanha difamatória protagonizada por um partido político que, aproveitando-se da situação vivida pelos concursados da educação que tiveram sua posse adiada por conta da Pandemia do Covid-19, viram a oportunidade de fazer disputa política partidária com a situação. Não é a primeira vez que somos atacados próximos a eleição municipal. Repudiamos qualquer crítica vinda de partido político e/ou sindicato aparelhado a partido político que aproveitando a situação causada pela pandemia pretendem se promover na cidade em ano de disputa eleitoral.

O SINEDUC  não está a serviço de qualquer partido político! Temos como força e orgulho, o que garante nossa legitimidade perante a categoria e a sociedade, justamente a postura de não utilizar a categoria e a instituição sindicato para defender projetos partidários. Nossa missão é a defesa da educação e dos direitos dos trabalhadores na luta por dignidade na educação.

Denunciamos como oportunista essa movimentação de grupo que nunca esteve presente nas grandes discussões municipais da educação e agora aparece  dizendo-se preocupado com a situação dos concursados e colocando nas mídias sociais que lamentam que o SINEDUC, sindicato que se faz presente em todas as frentes na luta por uma educação pública de qualidade há 30 anos,  não esteve presente no ato público do dia 09/07 em frente a SME.

Não estivemos neste ato, convocado pelos concursados, por sermos signatários de deliberação aprovada em plenária dos educadores e educadoras de Maricá em que o assumimos o compromisso com a defesa da vida e o isolamento social preconizados pela OMS e discutido na Frente em defesa da vida, da qual participamos conjuntamente com militantes, de sindicatos da educação, do movimento estudantil e associação de pais de todo o estado.

Afirmamos que, se hoje existe a perspectiva de posse, isso foi fruto da luta do SINEDUC, ou seja, de todos os profissionais da educação desse município, que fizeram paralisações, foram para as ruas, praças, Prefeitura, Secretaria  Municipal de Educação, Câmara Municipal e Ministério Público, denunciando as contrações e EXIGINDO o concurso público. Que construiu junto com toda a sociedade maricaense um Plano Municipal de Educação, o qual estamos atentos ao cumprimento de suas metas, sendo uma delas a diminuição do número de contratos consequentemente o aumento de cargos públicos efetivos.

Nesse período de isolamento social, várias questões ligadas aos educadores foram resolvidas sem que fosse necessária a exposição dos profissionais, pois temos canais institucionais de comunicação com a Secretaria de Educação.  Temos levado a demanda dos concursados a todas as reuniões que participamos com a SME, pois estamos presente em todos os conselhos municipais que discutem a educação na cidade.

Aos companheiros que estão esperando a posse adiada, sabemos que muitos deixaram seus empregos na eminência da posse mediante ao chamado da Prefeitura para ocuparem os cargos que prestaram concurso público, sabemos que muitos hoje passam por dificuldades financeiras e estamos empenhados para solucionar a questão o mais rápido possível. 

O SINEDUC está cobrando a posse dos companheiros e companheiras em questão desde que os órgãos públicos voltaram ao atendimento presencial. Não descansaremos até que todos estejam empossados. Não mediremos esforços para que tal ato se concretize o mais rápido.

A Prefeitura e a SME cabe uma postura mais clara e definitiva quanto ao prazo para a posse desses companheiros, com a publicação de um organograma com as data dos atos de admissão.

Cabe deixar claro que continuaremos nessa incansável luta, mais difícil ainda nesses momentos de pandemia, que é a defesa do não retorno presencial das aulas em conjunto com a garantia de direitos. Seremos incansáveis ao lado dos concursados com posse adiada para sua efetivação como servidores públicos da cidade completando o ciclo que se iniciou com a luta dos educadores da cidade em prol do concurso público, reforçando compromisso do SINEDUC construído ao longo dos anos com a categoria e a sociedade maricaense.