Em respeito a memória dos companheiros profissionais da educação que se foram em decorrência da covid-19, bem como em reverência aos esforços do trabalho realizado por professores, pedagogos, diretores, mediadores, merendeiras, inspetores e demais profissionais das escolas do nosso município, sentimos a necessidade de vir esclarecer ao senhor vereador Ricardinho Netuno, alguns pontos sobre a realidade da educação e desses profissionais desde o início da pandemia, em março de 2020.
Salientamos que em nenhum momento professores deixaram de cumprir com seus trabalhos, exercendo suas funções com maestria e dedicação, para que fosse possível uma reinvenção do trabalho pedagógico. Foi, e tem sido até o momento, necessário que toda a estrutura da educação se adapte a uma realidade árdua e com muitas dificuldades para os profissionais, assim como para crianças, jovens e adultos e suas famílias envolvidas.
Podemos enumerar diversas situações que fazem deste trabalho algo que requer muita dedicação, mas decidimos convidar o senhor vereador Ricardinho Netuno para que o próprio conheça as realidades de diferentes escolas, seus profissionais e suas famílias atendidas. Pois, com suas falas, deixa claro que não acompanha de perto nenhuma vivência escolar atual do município, onde todos os dias, as escolas estão abertas para receber as famílias e suas mais diversas necessidades, desde a entrega de cestas básicas até o acolhimento quando necessário. Logo, todos os dias nas escolas, há diversos profissionais exercendo suas funções presencialmente, como diretores, auxiliares de secretaria, profissionais de limpeza, entre outros.
Além dos profissionais que seguem exercendo suas funções de forma presencial, há também muita dedicação do corpo docente das escolas, que segue fazendo o trabalho remoto. Quanto a este ponto, acreditamos que o vereador Ricardinho Netuno deve saber que trabalho remoto não significa deixar de exercer suas funções, visto que o mesmo também está participando de sessões da câmara de vereadores de forma remota. Seguimos dando conta de alimentar a plataforma com atividades que exigem de nós tempo, conhecimento, dedicação e criatividade para serem planejadas a fim de serem interessantes, úteis, aplicáveis e possíveis para a realidade dos alunos e suas famílias. Seguimos com os esforços de trazer pra perto da escola as crianças e as famílias, para que os mesmos possam se manter ativos e interessados pela aprendizagem, mesmo neste tempo tão difícil que estamos enfrentando, em que muitas famílias estão perdendo amores, vivendo processos de luto intenso, tanto entre os alunos, quanto entre os profissionais. Seguimos cumprindo com nossos juramentos feitos quando escolhemos nossa profissão, “de tudo fazer para que as crianças, jovens e adultos tenham uma educação integral, que lhes proporcione desenvolvimento social, intelectual, cognitivo, psicológico e afetivo.”.
Por fim, reafirmamos o convite feito ao senhor vereador Ricardinho Netuno, para que conheça de fato a realidade da educação do município de Maricá, a fim de se retratar das injustas colocações feitas, que atingiram como ofensas e desrespeito a todos nós. Gostaríamos de propor ainda que o vereador exercitasse a empatia com os familiares das vítimas de covid-19, que estavam colocando suas vidas em risco para garantir escolas com portas abertas, mesmo que com atividades pedagógicas remotas.
Respeitosamente,
Profissionais do CEIM Professor José Carlos de Almeida e Silva.