Atenção Rede Municipal!

Os profissionais da educação do município de Maricá em Plenária Online no dia  9 de outubro deliberaram sob a seguinte pauta: retomada das atividades presenciais nas escolas, reforma administrativa e ensino remota.

Encaminhamentos aprovados na Plenária.

1. Volta às aulas ou de atividades presenciais nas escolas – Foi ratificado a decisão das plenárias anteriores de só apoiar a volta às aulas ou de qualquer atividade presencial nas escolas com indicação da OMS e da Fiocruz e com a garantia material da segurança da população (acesso a vacinas, tratamento, capacidade hospitalar etc.)

Desta forma, os profissionais de educação em plenária questionaram a forma como foi dado o retorno às atividades presenciais administrativas nas escolas, sem uma discussão com o SINEDUC, sem garantias de segurança epidemiológica, sem testagem dos servidores, sem capacitação…   Foi deliberado um amplo questionamento junto a SME desse ato, incluindo visita do sindicato as escolas para averiguar denúncias de falta de protocolo de segurança.

Em caso de não revisão desse ato de volta às atividades presenciais de profissionais que continuam exercendo suas atividades de forma remota, fica deliberado o indicativo de greve a ser debatido na próxima Plenária dia 21 e outubro às 15h.

 2. Sobre o uso da Plataforma e a Interação Remota – Manutenção da paralisação do uso da plataforma até que a SME garanta o acesso da mesma a todos os alunos e professores, e que a SME explicite que toda e qualquer atividade remota tenha caráter complementar com o objetivo de manter os vínculos entre a escola e família com proteção a privacidade de todos os profissionais envolvidos.

A Plenária ratificou o entendimento que a plataforma oferecida pela SME é inviável a quase totalidade dos alunos e a muitos professores da rede municipal. Entendendo que o uso da plataforma do jeito que está hoje só onera os cofres públicos e toma tempo dos profissionais da educação sem eficácia alguma no processo de aprendizagem dos alunos, a plenária decidiu que cabe à escola, compreendendo corpo docente, secretaria, direção, coordenação, orientação etc., dentro dos recursos de cada um, já que a SME ainda não disponibilizou qualquer ajuda para tal, manter a produção de material impresso para ser entregue aos alunos ou usar a apostila disponibilizada pela SME como recurso pedagógico.

3. Registro das atividades remotas – uso somente para anotação da prática pedagógica.

4. Reunião com os Sindicatos de todas as cidades vizinhas – O SINEDUC está participando de um fórum com todos os sindicatos ligados a educação das cidades vizinhas que está fazendo uma ampla campanha pela vida, contra o retorno das atividades presenciais nas escolas.

5. Adesão a Campanha Nacional contra a Reforma Administrativa – Em defesa do Serviço Público. Participação nas mobilizações nacionais. Produção de material de divulgação na rede. Organização de um debate (live) sobre o tema.

6. Atenção profissionais de educação (OPs, OEs e Inspeção Escolar) – O TCE está exigindo das prefeituras uma justificativa para a acumulação de matrículas nesses casos. Se for chamado em qualquer momento para essa justificativa administrativa de acumulação de cargo procure o SINEDUC para orientação. Em Maricá o Plano de Carreira garante a esses profissionais a acumulação dos cargos por considerar o cargo como sendo do magistério e não configurando cargo técnico. O SINEDUC já está acompanhando essa questão junto a SME.

7. Campanha contra o Assédio Moral – A cartilha sobre o tema está pronta e será lançada na semana do professor. Qualquer pessoa que precisar fazer uma denúncia ou solicitação de atendimento procurar os canais de comunicação privados do SINEDUC. Agendar um atendimento presencial na sede, mandar uma mensagem em Box privado no facebook ou usar o whatsapp do sindicato em mensagem individual, nunca em grupo de mensagens. O SINEDUC encaminhará as questões que chegarem pelos canais oficiais do sindicato, como sempre tem feito, com seriedade e respeitando as pessoas envolvidas.

8. Filiação durante a pandemia –  Solicitar pelo email spmm@gmail.com ou baixar no site www.sineduc.com.br a ficha de filiação, preencher, scannear e enviar por email. Assim que possível levar na sede do SINEDUC ou mandar pelo correio a ficha original para arquivamento.

Seu Sindicato é sua Voz!