Atenção Rede Municipal de Maricá!

A direção do SINEDUC (Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Maricá), ontem, dia 18/06, esteve em audiência com a SME, o CME e o MP, para tratar da situação da educação em meio a pandemia e da possibilidade de volta às aulas.

            Nesta reunião, o MP deixou claro que não caberia ali aos presentes definirem datas para a volta às aulas, pois esta atribuição pertence aos órgãos sanitários das cidades e dos seus comitês de gestão da pandemia. Contudo, o MP estabeleceu como meta de planejamento para volta às aula a data de 03/08. Ficou também estabelecido que será criado em conjunto um protocolo de retorno, independente da data do mesmo, com a participação dos trabalhadores, representados pelo SINEDUC, a SME e o CME.

            O SINEDUC deixou claro na reunião a posição contrária a qualquer retorno às atividades escolares presenciais no atual estágio da pandemia em que vemos um aumentar de casos de mortes no estado do Rio de Janeiro, nada neste momento nos mostra que há segurança sanitária suficiente para colocarmos crianças e educadores em sala de aula em contatos constantes em um ambiente de trocas intensas entre as pessoas dada a natureza da atividade. A flexibilização do isolamento social realizado, para muitos especialistas ainda de forma antecipada, em junho está em fase de avaliação epidemiológica para pensarmos em um passo tão grande que é a abertura das escolas.  O dilema muitas vezes exposto entre trabalho/vida e/ou direito a educação/vida para o SINEDUC não é real, nada pode se sobrepor ao direito a vida. Além disso, precisamos que toda a região ao redor da cidade de Maricá esteja em segurança sanitária dada a característica de inter-relação entre as cidade de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Itaboraí, Saquarema e Tanguá.

            Dado o cenário, o SINEDUC já está mobilizado em ações para ampliar o debate sobre esse projeto de volta às aulas em agosto que vemos como inviável no momento.  O SINEDUC buscará trabalhar de forma conjunto aos sindicatos dos trabalhadores da educação dos municípios vizinhos representados pelo SEPE e cobrará um posicionamento da comissão de educação da Câmara Municipal de Maricá.

O SINEDUC mesmo com a sede fechada para atendimento presencial está de perto acompanhando as movimentações na cidade e atendendo regularmente os educadores pelas mídias sociais.

Todos à Plenária Online dia 22 de junho às 15h para deliberamos sobre as últimas audiências com a SME e o MP. Faça sua inscrição pelo Whatsapp 26374087.