O SINEDUC participou ontem, dia 27 de maio de 2021, junto a Comissão de Educação da Câmara, a SME, o Deputado Flávio Serafini (Presidente da Comissão de Educação da Alerj) e outros setores do governo municipal de Audiência Pública para discutir questões importantes sobre a educação municipal: volta às aulas presenciais, vacinação dos educadores e conectividade nas escolas e no trabalho remoto.

Ressaltamos que a realização da Audiência Pública era uma reivindicação antiga dos educadores e vem sendo pauta do SINEDUC junto a Câmara Municipal e sua Comissão de Educação há muito tempo. Contudo, somente a partir da nova legislatura municipal, iniciada em 2021, em que a Presidência da Comissão de Educação passou a ser do vereador Hadesh é que o SINEDUC conseguiu ter um diálogo aberto junto a Comissão. O SINEDUC agradece o empenho do Presidente da Comissão de Educação em realizar a Audiência Pública em um momento tão importante e difícil de nossa história em meio a pandemia do Coronavírus.

Se você não conseguiu acompanhar a audiência ao vivo, assista-a no Facebook do SINEDUC e/ou da Câmara Municipal.

O SINEDUC, junto a comunidade escolar, recebeu há alguns dias pelo JOM e pela mídia local, a notícia da previsão de retorno das aulas presenciais na rede municipal em 7 de junho, sem haver a previsão da data de vacinação dos trabalhadores da educação ou qualquer processo de negociação com os trabalhadores.

Entretanto, ontem (27 de maio), no mesmo dia da audiência pública, depois de muita luta e cobrança do SINEDUC junto a SME e a Comissão de Educação da Câmara, e a atuação destes órgãos junto a Secretaria Municipal de Saúde, foi iniciado o calendário de vacinação dos professores da cidade. O SINEDUC ao ter conhecimento do início da vacinação dos professores prontamente cobrou um calendário amplo para todos os profissionais da educação, pois os trabalhadores do administrativo já estão atuando nas escolas e precisam ser vacinados com rapidez. Na audiência foi prometido pela Secretária de Educação que todos os trabalhadores da educação serão vacinados até o dia 18 de junho. E este calendário amplo será divulgado nos próximos dias.

Vitória da mobilização dos educadores!

O posicionamento dos trabalhadores da educação da cidade representados pelo SINEDUC desde o início da pandemia é de volta das atividades presenciais só mediante vacinação da comunidade escolar. Valorizar a vida em primeiro lugar e questionar toda e qualquer forma de negacionismo e naturalização das mortes.

A Audiência Pública teve como uma de suas conclusões mais importantes o comprometimento que teremos nos próximos dias uma reunião entre o SINEDUC, a SME e a Comissão de Educação da Câmara para discutir o retorno das aulas presenciais, o calendário escolar e a possibilidade de antecipação do recesso escolar de julho.

O projeto de antecipação do recesso de julho em todo o Estado do Rio de Janeiro foi apresentado pelo Deputado Flávio Serafini e aprovado na Alerj, ainda esperando sanção do governador. O Deputado Serafini, presidente da Comissão de Educação da Alerj, esteve na Audiência Pública Municipal ontem e apresentou esta discussão junto aos presentes. Desde já o SINEDUC agradece o empenho e a disponibilidade do Deputado Serafini em participar da Audiência Pública em nossa Cidade.

Outro tema importante tratado na Audiência foi a falta de conectividade para as interações remotas entre professores e alunos, assim como para todo e qualquer trabalho remoto na cidade. O SINEDUC expôs todas as dificuldades enfrentadas nestes 14 meses de pandemia pelos educadores para realizarem as interações remotas com os alunos, em que os educadores usaram e ainda usam seus recursos e meios próprios, sem apoio ou auxílio governamental. O SINEDUC cobrou uma solução imediata para tais problemas.

O SINEDUC agradece a participação efetiva dos educadores no chat durante a audiência. Os participantes estavam acompanhando o chat e muitas vezes tiveram suas falas pautadas por essa participação dos educadores nos comentários durante a audiência. Trabalho coletivo importante nesse momento de luta pela vida, contra a volta às aulas presenciais antes da vacinação completa da comunidade escolar.

Compromissos e conquistas da Audiência:

  • Vacinação já iniciada para os professores;
  • Calendário de vacinação contemplando todos os trabalhadores da educação com previsão de término em 18 de junho;
  • Reunião de negociação sobre o retorno das aulas presenciais e a possibilidade de antecipação do recesso de julho entre o SINEDUC, a SME e a Comissão de Educação da Câmara.