O SINEDUC atua constantemente na Rede Municipal dando total acolhimento aos profissionais que são devolvidos de suas unidades escolares à SME garantindo a todos o acompanhamento de seus processos. A escola é um ambiente de atuação profissional e como tal precisa seguir ritos segundo os regimentos e a legislação que a regula. Lembrando a campanha feita há algum tempo pelo SINEDUC, “Educador não é mercadoria. Devolução, não!” Todos os casos de troca de local de trabalho ou de suspensão das atividades dos profissionais da educação precisam ser acompanhados por processo administrativo e com ampla defesa e conhecimento dos fatos relatados pelos superiores hierárquicos na ficha funcional do servidor. Não podemos aceitar qualquer ato de autoritarismo ou de cerceamento de direitos de um servidor municipal.

É imperativo na Rede Municipal o cumprimento da legislação do PME aprovado desde 2015, que estabelece, entre muitas metas ainda não cumpridas pela SME, o processo de Democratização das Gestões Escolares com a Eleição para as Direções. 

Ressaltamos que na no dia 20 de junho do corrente ano, em reunião junto ao MP, o SINEDUC cobrou da SME o cumprimento da meta 19 do PME que versa sobre a Eleição para as Direções e a SME se comprometeu a realizar a consulta a comunidade escolar este ano. Compromisso assumido em ata junto ao MP.

Profissional da Educação, em qualquer situação, procure o Sindicato para orientação e acompanhamento de seu caso.