Neste último final de semana ocorreu a 10° conferência municipal de saúde de Maricá-RJ. A Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. Trata-se de um espaço que visa a ampliação e o fortalecimento do controle social previsto no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, após divulgação nos meios de participação o SINEDUC entendeu ser um espaço potente para ampliação da discussão sobre a política de saúde que atravessa o ambiente escolar, tanto para as/os profissionais da educação, quanto para alunas e alunos.
Na 10° conferência municipal de saúde de Maricá ocorrida nos dias 18 e 19 de março no CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura, o professor Moisés Abrão, coordenador do Sineduc, esteve delegado representando os educadores, defendeu e teve aprovada em plenária final as seguintes propostas: fortalecimento do programa saúde na escola (PSE) para as escolas municipais, a partir da construção coletiva entre famílias, alunas/os, profissionais da educação e da saúde, e a retomada das atividades do núcleo de vigilância em saúde do trabalhador (NUSSEM) agregando as questões de saúde ocupacional.
Ao final o professor Moisés foi eleito delegado para conferência estadual de saúde que ocorrerá em breve e representará a cidade de Maricá. Todavia entendemos que existem diversas outras questões importantes que atravessam e impactam a saúde da população como um todo e reforçamos que continuaremos defendendo todas dentro das nossas atribuições como movimento sindical. Não menos importante, assim como defendemos uma educação pública e de qualidade, também defendemos um SUS público e de qualidade.
Viva a educação pública!
Viva o SUS.
Seu Sindicato é sua voz