Entre os dias 02 e 05 de julho de 2023 aconteceu em Brasília a 17ª Conferência Nacional de Saúde, evento que busca em nível nacional discutir e formular diretrizes e propostas que nortearão a política de saúde no país nos próximos 4 anos, trata-se de um espaço de participação popular e de controle social, com representações paritárias entre os segmentos de usuários, profissionais de saúde e gestores do sistema único de saúde (SUS). 

A edição deste ano contou com a participação de aproximadamente 6 mil pessoas e a aprovação de 240 diretrizes e 1.190 propostas para saúde pública do Brasil de todo Brasil e teve como tema: “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”. O relatório final está em fase de construção e em breve será divulgado. A Comissão de Relatoria da 17ª Conferência e a Comissão de Orçamento e Finanças (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) deverão se reunir nesta semana, para priorizar a sistematização das diretrizes aprovadas na etapa nacional que podem impactar no Plano Plurianual (PPA) e Plano Nacional de Saúde (PNS), dos próximos quatro anos. O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o Presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva e a Ministra da Saúde e Socióloga Nísia Trindade. Diversas lideranças dos mais variados movimentos sociais, sindicais e populares marcaram presença e muita luta na 17ª Conferência Nacional de Saúde.

O Sindicato dos Profissionais da Educação de Maricá-RJ (SINEDUC), de modo inédito e histórico esteve presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde, representando o segmentos de usuários do Conselho Municipal de Saúde da cidade de  Maricá, nosso sindicato e nossa categoria foram representados pelo coordenador de assuntos educacionais e de formação Profº Moisés Abrão, devidamente eleito nas etapas anteriores a etapa nacional, conforme já divulgado em nossas redes sociais e site. 

Nós do SINEDUC, reforçamos o nosso compromisso em defesa da vida, da democracia e do SUS, como uma política que tem em seus princípios a UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE e a EQUIDADE.

Continuaremos defendendo as bandeiras da nossa categoria, por entendermos que a escola deve ser um espaço promotor de saúde e não de doenças, continuaremos defendendo que a política de educação e de saúde em nosso município possam caminhar juntas no pensamento e ações que possam prevenir doenças e reduzir agravos para toda comunidade escolar.

 
 
 
Seu Sindicato é sua voz