Os profissionais em educação da Rede Municipal de Maricá têm uma pauta de reivindicações já pública. Essa semana, no dia 18 de setembro, depois da construção de um diálogo entre o SINEDUC e a Comissão de Educação da Câmara Municipal foi possível realizar uma Audiência Pública da Educação. Trabalho esse, fruto da aproximação das demandas levadas pela Sociedade Civil aos senhores vereadores à pauta de reivindicações dos educadores da cidade.

Desde já agradecemos aos profissionais em educação que estiveram presentes para prestigiar e apoiar os representantes do sindicato neste importante momento. Somente com a mobilização da categoria conseguiremos avançar em nossas reivindicações tão caras a labuta diária dos que dedicam sua vida às escolas. A avaliação que o SINEDUC faz da audiência é muito positiva. Uma vez que, foram apresentadas respostas concretas às demandas levadas pelos educadores. Vamos então ao que foi debatido.

Ponto 1 – REVISÃO DO PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO.
A Secretária prometeu apresentar o texto final com mudanças ainda no mês de setembro aos representantes da comissão do plano, já deixando claro na Audiência que por determinação da Procuradoria do Município manterá os servidores de apoio à educação em um plano separado dos professores. Afirmou também que o Plano será levado à Câmara para aprovação ainda neste ano de 2019.

Ponto 2 – AUMENTO SALARIAL
COBRAMOS O REAJUSTE PARA OS SERVIDORES DE APOIO, em 2019 – A Secretária afirmou que o aumento salarial de 10% ainda nesse mês de setembro (retroativo a janeiro) para os servidores de apoio a educação e para todos os servidores municipais das demais secretarias já está aprovado. Deixando claro que também já estão previstos reajustes para janeiro de 2020 (10%) e para janeiro de 2021 (10%).
AOS SERVIDORES DO MAGISTÉRIO – A Secretária prometeu um novo aumento salarial ainda no ano de 2019.

Ponto 3 – REVISÃO DO VALOR DO ADICIONAL DE DIFÍCIL ACESSO.
Cobramos a equiparação do valor do Difícil Acesso da Educação com o das demais secretarias, ou seja, passando de 10% para 20% como consta no projeto do novo PCCR – A Secretária afirmou que tal ponto continua no PCCR. Além disso, a Secretária abriu a possibilidade de ampliar o diálogo para debater um projeto do SINEDUC que valoriza ainda mais aos servidores que trabalham nessas unidades escolares, dado as novas construções de escolas e creches em áreas distantes da cidade.

PONTO 4 – MIGRAÇÃO PARA 30H (PROF. DOC 1) E PARA 40H (PROF. DOC 2)
A Secretária confirmou que manterá no novo PCCR a possibilidade de ampliação de carga horária para os professores, orientadores e inspetores escolares.

Ponto 5 – CUMPRIMENTO DO PME
Cobramos os pontos em atraso no PME. A Secretária afirmou estar comprometida com as metas do PME tendo a posição de cumprí-las. Entre os pontos principais do PME estão a revisão do PCCR e a Democratização das Gestões Escolares.

Ponto 6 – CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PARA AS ESCOLAS, CRONOGRAMAS DE OBRAS A SEREM REALIZADAS E ADEQUAÇÃO DAS COZINHAS.
A Secretária se comprometeu a resolver os problemas existentes nessas áreas.

O SINEDUC deixa claro que assim que tiver de posse do texto final do novo PCCR convocará Assembleia para apresentá-lo aos educadores. Ressaltamos que estamos em um momento muito importante para a efetivação de muitas das nossas reivindicações e que a participação de todos se faz essencial.

Venha conosco, juntos somos mais fortes. O Sindicato é a sua voz!