Atenção Rede Municipal!

Os profissionais da educação do município de Maricá em Plenária Online no dia  17 de março com a participação de mais de 90 educadores deliberaram sob a seguinte pauta: análise e organização da greve pela vida.

Encaminhamentos aprovados na Plenária.

 

  • Greve pela Vida Contra Qualquer Trabalho Presencial, iniciada em 1º de março.

Mantida a Greve Pela Vida contra qualquer trabalho presencial, com manutenção do trabalho remoto.

  • Atividades de mobilização
  • Visita às escolas para divulgação e mobilização da categoria para a Greve pela Vida e fiscalização do protocolo sanitário;
  • Adesão ao Movimento Pró-Vacina/Maricá;
  • Em 31 de março fazer um Dia da Conscientização – todas as aulas do dia serão sobre a pandemia. Temas: direito a vacina; lockdown; grupo prioritário;, importância do distanciamento social; por que defendemos só reabrir as escolas depois da comunidade escolar vacinada; o atual cenário da pandemia; O Impacto social da pandemia nos mais vulneráveis; O por que da necessidade do auxílio emergencial…
  • Campanha de outdoor – Prefeito, reabrir as escolas somente com a comunidade escolar vacinada. Greve pela Vida!
  • Carro de som pela cidade contra a reabertura das escolas, inclusive passando pelas escolas em funcionamento;
  • Campanha nas redes sociais da prefeitura, do prefeito e da SME, fazendo comentários nos posts se posicionando contra a volta presencial das aulas;
  • Dialogar com os vereadores para uma audiência pública na Câmara sobre a volta às aulas presenciais e a educação na pandemia;
  • Criar um manifesto contra a reabertura das escolas. Divulgar as denúncias que estamos recebendo como a falta de EPI para os trabalhadores da educação; cobrar o laudo da vigilância sanitária com a capacidade de cada sala de aula em receber alunos de acordo com o protocolo; requerer um levantamento dos testes de covid-19 feitos pelos educadores (Por que nenhuma escola foi fechada após os testes? Não se encontrou contaminados? A SME não autorizou o fechamento das escolas mesmo com pessoas testando positivo entre os trabalhadores presenciais das escolas?); cobrar dos vereadores vistorias nas escolas para ser apresentado na audiência pública; denunciar a falta de amparo no protocolo da prefeitura para trabalho remoto daqueles que coabitam com pessoas com comorbidades; Defender a volta às aulas presenciais somente com a comunidade escolar vacinada; Participação dos docentes e autonomia das escolas para a elaboração do projeto pedagógico; Cobrar um auxílio por parte da Prefeitura para a democratização do acesso a internet por parte de professores e alunos, para a compra de equipamentos e de planos de dados.
  • Atuar nas mídias da cidade. Participação em debate na rádio Ondas (realizado no dia 18 de março) sobre a Greve Pela Vida.

 

Acompanhe o cronograma de atividades pelas mídias sociais.

Filiação durante a pandemia – solicitar pelo email falaprofessor.spmm@gmail.com ou baixar no site www.sineduc.com.br a ficha de filiação, preencher, scannear e enviar por email. Assim que possível levar na sede do SINEDUC ou mandar pelo correio a ficha original para arquivamento.

 

Seu Sindicato é sua Voz!