Os profissionais da educação do município de Maricá em Assembleia dando continuidade aos debates realizados durante o ano, deliberaram sob a seguinte pauta: avaliação da reunião com a SEMED no dia 19 de novembro.
1 ) Informes da Direção
- O SINEDUC promoverá, dando segmento as lutas e demandas da categoria, o I Seminário: Democracia nas Escolas, meta 19 PNE. Participação da Promotora de Justiça do MP Dra. Bianca de Moraes e de autoridades municipais. Dia 10 de dezembro das 10h30 às 14h30, na Sede do Sineduc. Faça sua inscrição aqui https://forms.gle/hSWHkSP7PG6p7raw7 . Momento importante para se debater as questões referente a democratização do espaço escolar, uma demanda antiga dos profissionais da educação. Venha participar.
- Sobre a reunião com a SEMED o SINEDUC publicou o resumo na reunião, leia na integra no link: https://www.sineduc.com.br/nota-sobre-a-audiencia-do-sineduc-com-a-semed-no-dia-19-de-novembro/
A direção do SINEDUC dando início a avaliação da reunião informou que a chamada da SEMED para a reunião teve como pauta a questão da ampliação da carga horária dos Prof. Doc 1 de 15h para 18h e a consequente regularização do 1/3 de planejamento. Segundo o Subsecretário Rodrigo Moura o processo de mudança na lei para a criação do cargo já foi enviado a equipe de transição de governo que o próprio compõe e que solicitou que seja votado na Câmara em janeiro, junto com o pacote de mudanças que se aprova para iniciar um novo mandato no executivo.
O SINEDUC para além desta questão apresentou ao subsecretário a pauta de reivindicações da categoria, contudo nos pontos apresentados não houve avanço. O subsecretário informou que tais pontos precisam ser discutidos com o novo governo e que não tinha mais como responder tais questões.
A direção do SINEDUC, dado a falta de avanço na pauta de reivindicações, está cobrando do governo uma reunião com a nova equipe da gestão.
2) Avaliação da Assembleia sobre a reunião do SINEDUC com a SEMED
A assembleia, dando continuidade aos debates das primeiras assembleias do ano, avaliou a reunião com a SEMED como negativa, sem avanços.
3)Deliberações / Calendário de Lutas
- Mobilização nas redes sociais com cards chamando a atenção para as reivindicações da categoria e às promessas não cumpridas;
- Fazer adesivos com as demandas da categoria para divulgar as pautas;
- Assembleia em fevereiro com indicativo de paralisação caso a categoria não tenha posições concretadas da SEMED sobre três pontos: plano de construção de escolas, pagamento integral do auxílio transporte e a exclusão da normativa sobre o planejamento;
- A direção do Sineduc fará uma publicação com as reivindicações da categoria e o embasamento de cada um, além das tratativas com a SEMED durante o ano,
- O Prof. Thiago Sá foi escolhido pela Assembleia para compor o GT tirado pelo MP para avaliar a adequação do número de alunos em relação a metragem de cada sala de aula na rede.
Atenção Educadores. Participar da Assembleia é um direito do servidor da educação. Todos que estiverem trabalhando no dia da Assembleia e precisarem se ausentar da escola devem comunicar a direção com antecedência e no dia pegar uma declaração do comparecimento junto a Direção do Sineduc.
Acompanhe o cronograma de atividades pelas mídias sociais.
Seu Sindicato é sua Voz!