Atenção Rede Municipal de Maricá!

 

Os profissionais da educação do município de Maricá em Plenária Online com a participação de 75 pessoas, no dia  22 de junho deliberaram  sobre a seguinte pauta:

 

  1. Audiência do SINEDUC com a SME, dia 15 de junho;
  2. Audiência do SINEDUC com o MP, CME e SME, dia 18 de junho;
  3. Ensino Remoto;
  4. Assuntos Gerais.

 

Encaminhamentos aprovados na Plenária.

1. Sobre o uso da Plataforma e o Ensino Remoto – Paralisação do uso da plataforma até que a SME garanta o acesso da mesma a todos os alunos e professores, e que a SME explicite que toda e qualquer atividade remota tenha caráter complementar com o objetivo de manter os vínculos entre a escola e família com proteção a privacidade de todos os profissionais envolvidos.

A Plenária não se colocou contrária as atividades remotas, mas entendeu que hoje a plataforma oferecida pela SME é inviável a quase totalidade dos alunos e a muitos professores da rede municipal. Entendendo que o uso da plataforma do jeito que está hoje só onera os cofres públicos e toma tempo dos profissionais da educação sem eficácia alguma no processo de aprendizagem dos alunos, a plenária decidiu que cabe aos professores dentro dos recursos de cada um, já que a SME ainda não disponibilizou qualquer ajuda para tal, manter a produção de material impresso para ser entregue aos alunos ou usar a apostila disponibilizada pela SME como recurso pedagógico. A opção de outra forma de atendimento aos alunos remotamente deve ser decidida coletivamente nas escola respeitando as possibilidades técnicas e de horários dos professores.

2. Registro das atividades remotas (Diário online) – Uso somente para anotação da prática pedagógica.

A plenária entendeu que não cabe nesse momento ter registro de aferição de presença dos alunos dada as dificuldades envolvidas nesse processo e em respeito àqueles que estão com dificuldades de acesso as atividades remotas.

3. Volta às aulas presenciais em agosto – Repúdio a volta às aulas. Condicionando a volta às aulas presenciais a existência de um protocolo rígido de segurança sanitária que inclua: testagem de todos os trabalhadores da educação, de todas as crianças e seus pais (no caso do primeiro segmento) antes do início das atividades, mantido a cada 15 dias; número reduzido de alunos na escola; garantia do acesso ao aluno ao trabalho remoto; identificação do grupo de risco; atendimento psicológico permanente nas escolas para alunos e trabalhadores; aumento da equipe de limpeza; higienização de todas as escolas; controle de acesso às pessoas não testadas nas escolas; a existência de um parecer da Fiocruz ou de outras instituições de saúde reconhecidas para tal. Caso em contrário, fica deliberado o indicativo de greve.

4. Chamada dos concursados – Cobrar um calendário para as novas posses. (O SINEDUC já solicitou a SME e ao ISSM esse calendário). Será feito uma plenária para tratar do tema em que os concursados serão convidados.

5. Discutir a situação da EJA – Plenária de professores e alunos da EJA dia 30 de junho às 16h.

6. Reunião com os Sindicatos de todas as cidades vizinhas, já agendada para 1 de julho, para tiramos uma ação conjunta junto ao MP sobre a volta às aulas;

7. Cobrar um posicionamento da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Maricá sobre o uso da Plataforma e a volta às aulas solicitando uma audiência pública.

8. Marcar novas assembleias a cada 15 dias. A próxima será na segunda semana de julho para avaliarmos a conjuntura e o resultado das ações encaminhadas.

9. Filiação durante a pandemia – solicitar pelo email falaprofessor.spmm@gmail.com ou baixar no site www.sineduc.com.br a ficha de filiação, preencher, scannear e enviar por email. Assim que possível levar na sede do SINEDUC ou mandar pelo correio a ficha original para arquivamento.

10. Campanha contra o Assédio Moral – Houve na plenária reclamações da existência de assédio moral nas escolas. O SINEDUC encaminhará as questões que chegarem pelos canais oficiais do sindicato, como sempre tem feito, com seriedade e respeitando as pessoas envolvidas.