O SINEDUC, Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Maricá, vem prestar solidariedade e apoio aos companheiros da educação de Duque de Caxias que estão em greve pela garantia do pagamento do piso nacional da educação.
É inadmissível a situação dos companheiros de Duque de Caxias onde o governo municipal se nega em receber o Sepe-Caxias para negociar a pauta de reivindicações da categoria ainda trata os educadores com truculência e falta de decoro.
Os educadores de Duque de Caxias recorrentemente estão sendo negligenciados pelo poder municipal que ignora o movimento e não recebe a representação da categoria.
Recentemente, no SINEDUC, recebemos para uma Palestra sobre Gestão Escolar companheiras da educação de Duque de Caxias. Na noite de debate sobre educação ouvimos os relatos sobre a situação vivida na cidade da baixada. Nós educadores não podemos nos calar a situação de cada cidade fluminense que está sem pagar o piso nacional e desrespeitando os Planos de Carreiras da Educação.
Governos que se fecham e não dialogam com os sindicatos da educação dão clara demonstração que a educação não é prioridade em seus mandatos e que não são capazes de agir democraticamente. O executivo municipal tem a obrigação de dialogar com todas as categorias de servidores públicos de forma contínua ouvindo as demandas e negociando as pautas.
A valorização do educador, o respeito ao piso e aos Planos de Carreiras são pontos primordiais da luta por uma educação de qualidade e de dignidade para os trabalhadores.