O SINEDUC tem atendido nos últimos meses casos recorrentes de devoluções de servidores na rede municipal, uma prática combatida por esse sindicato e que é repudiável em um ambiente de gestão democrática que tanto os educadores desta cidade tem lutado para conquistar. O SINEDUC está acompanhando tais casos e vem denunciar a falta de critérios para a efetivação das devoluções na SME. Todos os casos de Processo Administrativos Disciplinares abertos contra servidores em suas devoluções devem ser franqueados aos servidores e garantido a ampla defesa. É inaceitável a política de simplesmente trocar os servidores de escola no meio do ano letivo, com projetos em andamento, com a vida profissional e social organizada, sem motivos plausíveis e incontestáveis para tal.
O SINEDUC, Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Maricá, representa os educadores da cidade de Maricá e tem uma trajetória histórica de luta pela democratização da gestão escolar. Participamos de todos os conselhos municipais de educação sempre defendendo a bandeira de uma gestão democrática na rede municipal.
A eleição direta para as direções escolares no ano de 2022 foi uma grande conquista dos educadores e foi resultado de uma luta de anos do SINEDUC, um estágio importante para a democratização do ambiente escolar.
No dia 15 de junho de 2023 o SINEDUC junto aos Sindicatos da Educação das cidades vizinhas confeccionou em reunião no MPRJ um conjunto de propostas para a efetivação da Meta 19 do PNE que trata exatamente da questão da Gestão Democrática nas redes municipais. Destaques na proposta para a efetivação da ação dos conselhos escolares, eleições para diretores escolares com regras claras, fim do assédio moral e melhoria da atuação das ouvidorias municipais. O SINEDUC vai agir em todos os âmbitos necessários para a efetivação destas propostas na rede municipal de Maricá.
Educadores não são mercadorias!
Não podemos aceitar a política de devoluções. A gestão democrática precisa ter como prerrogativa um ambiente de ideias divergentes e a busca por soluções coletivas no ambiente escolar. Escola não tem dono. Cada profissional na escola tem sua responsabilidade e precisa ser ouvido e respeitado em sua função.