A direção do SINEDUC, no último sábado dia 28/01, foi surpreendida por notas e vídeos caluniosos de setores do SEPE-Maricá, que só atua na rede estadual na cidade, atacando as ações do SINEDUC em uma clara tentativa de tirar proveitos políticos da visibilidade e importância política/sindical do SINEDUC.

O SINEDUC, Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Maricá, representa os educadores da cidade de Maricá e tem uma trajetória histórica de lutas e conquistas na cidade na defesa da educação pública e na ampliação dos direitos dos trabalhadores da educação. O SINEDUC tem o respeito e a dignidade de estar em todos os âmbitos políticos/sindicais na cidade, no estado e no país fazendo uma política honesta de luta pela educação buscando a integração das ações sindicais com todos os sindicatos e entidades de lutas por direitos dos trabalhadores. Temos ações conjuntas históricas com o Fórum Intersindical do Leste Fluminense, com o SEPE-Central e com as regionais do SEPE em São Gonçalo, Itaboraí, Niterói e inclusive em Maricá. https://www.sineduc.com.br/participacao-do-sineduc-no-debate-sobre-a-posicao-dos-educadores-quanto-a-volta-presencial-das-aulas/   Foi com a organização e a integração dos Sindicatos da região (SINEDUC, Sinpro, Sepes – São Gonçalo, Itaboraí, São Gonçalo e Maricá) que durante a pandemia realizamos diversas ações em conjunto na defesa da vida e na garantia da vacina para todos.

Repudiamos o uso da estrutura sindical para ataques de setores extremistas que buscam desmobilizar e desarticular a luta integrada dos sindicatos na região metropolitana do Rio de Janeiro. Tais ações representam um sindicalismo que afasta parte da categoria das lutas coletivas e tem claro intuito de dividir os profissionais da educação.

A Direção do SINEDUC vem prestar sua solidariedade a companheira Izabel Costa, ex-diretora do SEPE-Central e atualmente eleita para Conselho de Administração da Previ-Rio e ao companheiro Alexsandro Jorge coordenador do SINEDUC e presidente do CAE-Maricá, por terem seus nomes citados em um claro ato de calúnia por estarem em ação no SINEDUC no debate: Gestão Democrática – Eleição para direções das unidades escolares, assédio moral e autonomia pedagógica na rede municipal de Maricá, promovido por esta entidade sindical no ano de 2022. As trajetórias históricas no sindicalismo e na política de defesa dos direitos dos trabalhadores dos companheiros citados falam por eles. Como resultando das ações do SINEDUC, em que a palestra citada esteve inserida, conquistamos no final de 2022 a consulta pública para a escolha dos Diretores das Unidades Escolares, uma luta antiga dos educadores da cidade. https://www.sineduc.com.br/saudacoes-as-direcoes-escolares-eleitas-pela-comunidade-escolar/   Há em nosso site diversas matérias sobre o evento e as ações decorrentes dele como a ação do SINEDUC junto ao MP   (https://www.sineduc.com.br/nota-sobre-a-reuniao-com-o-ministerio-publico-em-20-06-22/). A companheira Izabel Costa fez parte desta importante vitória dos educadores de Maricá.

Graças as mobilizações dos educadores de Maricá, organizados pelo SINEDUC, a Prefeitura de Maricá tem chamado constantemente os concursados, em muitos casos já tendo zerado a lista de aprovados.

Os recentes ataques feitos contra a Coordenação do SINEDUC busca a fim e ao cabo desarticular esta integração político/sindical dos Sindicatos da Região em prol de um grupo político que usa de um sindicato para ter alguma expressão na cidade de Maricá sobre a tutela de um partido político que quer fazer oposição na cidade. A Coordenação do SINEDUC não aceita e nunca permitirá o uso desta entidade sindical por qualquer partido político que seja, seremos sempre autônomos e abertos ao diálogo com todas as correntes políticas da cidade que estiverem em prol da educação pública e dos direitos dos trabalhadores.

Este histórico de ações faz-se necessário neste momento em que grupos políticos rivais a atual Coordenação do SINEDUC tentam criar um cenário perigoso de divisão entre os educadores da rede municipal, colocando educador contra educador. Esta Direção Sindical sempre agiu e agirá em consonância com as deliberações das assembleias e dos estatutos sindicais. Representamos todos os educadores da rede municipal, todos os servidores públicos lotados na Secretaria de Educação de Maricá. Todos Somos Educadores! É um dos lemas mais importantes desta gestão e aprovado em seguidas assembleias: merendeiras, inspetores de alunos, orientadores, inspetores escolares, diretores, professores, mediadores, serventes…

A Coordenação do SINEDUC exige uma retratação das pessoas e entidades que fizeram tais calúnias contra membros da Coordenação do SINEDUC e companheiros em ações organizadas pelo SINEDUC. Para tal tomaremos todas as medidas cabíveis.