A direção do SINEDUC (Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Maricá), ontem, dia 15/06, esteve em audiência com a Secretária de Educação, Profa. Adriana Luiza, levando as demandas que a categoria tem enviado pelas redes sociais. Desde já agradecemos a todos que pelo Facebook , Whatsapp e Telefone tem entrado em contato constante conosco mostrando a confiança no trabalho do SINEDUC.
1) Problemas com a Plataforma – A Secretária disse estar a par das dificuldades dos professores e alunos em acessarem a plataforma e que já solicitou a resolução dos mesmos;
2)Foi cobrado pelo SINEDUC uma solução para a dificuldade de alunos e professores em terem internet e computador para as atividades remotas – A SME está estudando um meio de propiciar a obtenção de planos de internet e equipamentos por parte de professores e alunos;
3) Disponibilidade do professor no atendimento remoto – A Secretária esclareceu que as escolas farão um planejamento de atendimento online e que o professor disponibilize um horário para o atendimento, sabendo que não há como o mesmo ficar horas por dias em atendimento online, mas que faça o atendimento mantendo uma habitualidade semanal;
4) Apostilas da SME entregue nas escolas – A Secretária esclareceu que as apostilas enviadas pela SME para as escolas não são de uso obrigatório e não são para serem distribuídas a todos os alunos. Cabe a escola e os professores decidirem se vão ou não usá-las como material de apoio. As apostilas serão trimestrais e são principalmente para suprirem as dificuldades nas turmas em que os professores estiverem de licenças e/ou sem condições para enviarem materiais, ou mesmo queiram aproveitar como material suplementar ao produzido pela própria escola;
5) Diários online e a inviabilidade de aferição da participação dos alunos nas atividades remotas – A Secretária explicou que a aferição da presença dos alunos não deve ser feito por acesso a plataforma ou pela participação nos grupos de whatsapp. Os diários são para controle dos conteúdos e dos objetivos das atividades realizadas de forma remota. A aferição da presença será feito no diário apenas com a entrega por parte dos alunos das atividades propostas pelos professores, podendo ser agora, no uso da plataforma ou no retorno das atividades presenciais ao devolverem as atividades impressas realizadas em casa. Desta forma não cabe ao professor ficar anotando quem acessa ou não a plataforma ou o whatsapp, mas sim todos aqueles que entregarem as atividades propostas para a referida semana. A entrega da atividade é que dará a presença ao aluno e o computo da carga horária de aula da semana.
6) Cobramos uma maior institucionalização das relações entre a SME e os Educadores, por exemplo, a criação de um email institucional para evitar o uso de dados pessoais dos educadores nas plataformas e demais ambientes da escola – A Secretária se comprometeu a providenciar o mais rápido possível.
7) A criação de um protocolo para o retorno futura às aulas presenciais. O SINEDUC cobrou protocolos rígidos para um futuro retorno – A SME está preparando esse protocolo e discutirá o mesmo junto aos conselhos municipais aos quais o SINEDUC faz parte (CAE E CME) e em breve apresentará o mesmo ao MP.
8) Retorno das aulas presenciais. O SINEDUC é contrário a possibilidade de retorno às aulas neste momento e levará para a reunião com o MP esta posição – não há data de retorno das aulas presenciais segundo a Secretária. A SME trabalha há algum tempo com a ideia de volta em agosto/setembro, mas apenas para efeitos de planejamento interno. Na reunião do dia 18 de junho será discutida essa questão junto ao MP.
9) O SINEDUC cobrou um calendário para a chamada dos concursados – Segundo a Secretária esse calendário já foi solicitado ao ISSM (perícia).
10) Primeira parcela do 13º salário – Está confirmado o pagamento para o final de junho mesmo com a queda da receita do FUNDEB.
Maiores esclarecimentos na Plenária do dia 22 de junho às 15h.
Venha participar conosco. Seu Sindicato é sua Voz.