SINEDUC, Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Maricá, vem prestar sua solidariedade a toda a sociedade maricaense atingida pela forte chuva de ontem, dia 7 de fevereiro de 2023.
Queremos também Parabenizar as autoridades municipais que suspenderam imediatamente o início do ano letivo para, primeiramente, ter a disposição da sociedade todas as escolas da rede para servirem de acolhimento para os desabrigados e de área de segurança para as pessoas em vulnerabilidade neste momento tão difícil. Mas também para evitar o deslocamento de inúmeras pessoas: alunos, pais e profissionais da educação, devido aos riscos eminentes na cidade causados pela forte chuva de ontem e a possibilidade de novas chuvas fortes no restante da semana. Ontem chegar e sair de Maricá em deslocamentos entre as cidades vizinhas foi um caos, pessoas levando horas na estrada.
Dado esse quadro, nos surpreendeu o ofício da SME às escolas hoje cobrando que todos os educadores cumpram o seu horário de trabalho mesmo com o ano letivo suspenso. Principalmente, por o ofício em questão estar acompanhado de uma norma técnica da Defesa Civil que afirma que o Município está em situação de anormalidade, com várias pessoas removidas devido a alagamentos de grande porte e com previsão de chuvas fortes nas próximas horas até sexta-feira.
Nós educadores não queremos nos furtar a estar como servidores públicos a disposição da cidade; contudo, com assertividade. A cobrança para os educadores estarem todos nas escolas para cumprirem sua carga horária sem uma função específica para o momento em questão é totalmente desnecessário.
Principalmente, se pensarmos na retomada da normalidade, o mais breve, pois, precisaremos coletivamente organizar a reposição destes dias paralisados de aulas devido as chuvas.
Reforçamos aqui a nossa solidariedade a toda a população de Maricá nesse momento difícil.