Entre os dias 26 e 28 de maio foi realizada a 9ª Conferência Estadual de Saúde. O SINEDUC esteve representado pelo Coordenador Moisés Abrão que defendeu diversas propostas que tiveram aprovação a nível estadual, muitas delas relacionadas a saúde mental e a saúde ocupacional. No âmbito nacional defendeu e teve aprovada na plenária final com mais de 85% dos votos favoráveis as seguintes propostas:
Eixo IV – proposta 91 – Implantar a política nacional de atenção ao TEA, com garantia de financiamento a rede de atenção integral à saúde, como componente vertical de cuidado ao apoio e desenvolvimento por meio de linha de cuidado.
Eixo I – proposta 183 – criar oficinas de libras para os profissionais de saúde e capacitação permanente para a capacitação em braile, entendendo a acessibilidade como forma de prevenir doenças e evitar o agravamento dos quadros clínicos.
Vale ressaltar que os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde são importantes espaços de participação popular e controle social.
O Prof. Moisés foi eleito delegado estadual para a Conferência Nacional de Saúde que acontecerá de 02/07 a 05/07, importante representação para defender as bandeiras relacionadas à saúde dos profissionais da educação de Maricá, saúde na escola e da população maricaense como um todo. O SINEDUC reafirma o seu compromisso em defesa das políticas públicas e do serviço público.
🤝Seu Sindicato é sua voz