No dia 21/12, o Coordenador do Sineduc, Alexsandro da Silva Jorge, Presidente do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) esteve presente na prestação de contas do projeto Aproveita + Maricá e do sistema Alimentação Escolar Inteligente (AEI), programas que tem como objetivo a qualidade nutricional e a redução do desperdício de alimentos nas merendas nas escolas públicas municipais. O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, em Ubatiba.
Em sua fala no evento, o representante do Sineduc cobrou a realização de concurso público para a função de cozinheiro escolar. Alexsandro ressaltou a necessidade de continuidade dos servidores nas funções ligadas a merenda escolar para que não se perca os investimentos em formação contínua realizados pela SME. O representante do Sineduc citou também as dificuldades que os trabalhadores terceirizados tem enfrentado há anos, com atraso de salários e demais perdas de direitos.
Neste evento a Secretaria de Educação anunciou que fará nova licitação para cozinheiros, uma antiga cobrança do CAE, pois atualmente são contratos de manipuladores de alimentos, e na condição de cozinheiros há possibilidade de maior remuneração.