A necessidade de revisão do modelo de pagamento do auxílio transporte é uma reivindicação antiga dos servidores públicos municipais em Maricá e se tornou neste momento uma urgência.
O tema tem sido pauta de todas as audiências do SINEDUC com a SME. O SINEDUC já encaminhou proposta para que o auxílio transporte seja pago integralmente e sem haver desconto de contrapartida para os servidores municipais (os tais 6%). A SME em audiência com o SINEDUC se comprometeu a dialogar com a Secretaria de Administração e com o Gabinete do Prefeito para encontrar uma solução para a questão. Problema este que se agravou com a reformulação do modelo do Bilhete Único adotado pelo Estado, que devido a redução da renda dos elegíveis ao benefício, hoje deixa de fora quase todos os trabalhadores da educação de Maricá.
Os trabalhadores que veem de outros municípios, sem poderem usar o Bilhete Único, terão uma perda salarial enorme com o custo mensal do transporte, dado o valor altíssimo dos ônibus que ligam Maricá às cidades vizinhas.
O pagamento integral do custo do transporte para os servidores municipais é urgente.