Na sexta-feira, dia 28/04, o Sineduc, representado pelos Coordenadores Alexsandro Jorge e Shirley Vieira, estiveram em audiência com a promotora Bianca Motta do Ministério Público da Educação (MPRJ). A pauta foi o desenvolvimento, em cada município, da “Meta 19 do PNE
que trata da Gestão: Democrática”; a qualidade do ensino nas redes municipais e o uso dos recursos da educação.
Sobre a necessidade de avanço na meta da Gestão Democrática todos os representantes sindicais da região presentes na audiência afirmaram que não basta a eleição para diretores, que democracia se faz também com valorização dos profissionais, elaboração e respeito pelo plano de cargos e salários, concurso público e principalmente com a construção de um ambiente realmente onde se ensine e pratique a participação democrática.
Além do Sineduc, representante de Maricá, participaram também as direções do Sepe Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito e Tanguá.
Esse grupo de Sindicatos da Educação da região em que o Sineduc se insere tem um histórico de lutas em conjunto. O fortalecimento da ação em conjunto dos Sindicatos é primordial para evitarmos os ataques que os educadores estão sofrendo em cada cidade.
A próxima audiência com o MP e os Sindicatos da Educação está marcada para dia 15 de junho.