O SINEDUC, como representante dos educadores e educadoras de Maricá, esclarece que nossas mídias sociais estão sempre abertas para a comunidade escolar e, principalmente, para os educadores da rede municipal. Contudo, é muito importante que saibamos usá-las quando formos fazer alguma denúncia contra pessoas ou instituições.

Os casos de denúncias devem ser feitos de modo individual em contato direto e privado com o SINEDUC através dos nossos meios de comunicação ou pessoalmente na sede em atendimento com um dos diretores sindicais, para o sindicato estar ciente do ocorrido e não acusarmos publicamente qualquer pessoa ou instituição. Estamos em fase de adaptação de um canal em nosso site para denúncias e solicitações diretas. Não devemos fazer denúncias em grupos abertos de whatsapp ou página aberta do facebook. Todos os contatos que nos chegam em relação as denúncias ou solicitações privadas são mantidos em privacidade de nomes e fatos para não causar constrangimentos as partes e para que possamos agir de forma assertiva preservando as identidades em questão.

Nos mês passado (junho/20) tivemos alguns episódios de acusações entre educadores em um grupo aberto de whatsapp criado pelo SINEDUC para a organização e distribuição do link da plenária online do dia 22/07. Lamentamos o ocorrido em que nomes foram citados, inclusive de pessoas que não participavam do grupo no momento para dar suas versões dos fatos e que são filiadas e militantes deste sindicato com uma história respeitada por todos.

Em todos os casos de acusações envolvendo educadores (em qualquer função que estejam exercendo) o SINEDUC preza sempre pelo esclarecimento dos ocorridos sem causar constrangimentos desnecessários a qualquer profissional da educação. O SINEDUC sempre ouvirá ambos os lados de forma séria, transparente e imparcial em local adequado e mantendo a privacidade dos envolvidos.

Ressaltamos ainda a necessidade que todos os educadores se portem com cautela e decoro em grupos de whatsapp e de facebook que envolvam as escolas, turmas e instituições municipais. Como servidores públicos, devemos agir de forma crítica, mas com respeito e educação ao cargo que ocupamos. Assim como sabendo resguardar nossa própria privacidade e dos demais envolvidos em qualquer fala ou ato que relatemos em mídias sociais.

Seu sindicato é sua voz!

Nossos canais de comunicação:

Whatsapp – 26374087

Sitte: www.sineduc.com.br/fale-conosco/

Facebook – @sineducmarica (enviar mensagem em Box Privado)

Agendamento de atendimento presencial: (21) 26374087