Recentemente a Direção do SINEDUC fez uma nota pública sobre os casos de devolução de servidores de suas unidades escolares. Ratificando a referida publicação, a Direção Sindical do SINEDUC atua constantemente na Rede Municipal dando total acolhimento aos profissionais que são devolvidos de suas unidades escolares à SME garantindo a todos o acompanhamento de seus processos, não aceitando qualquer ato de autoritarismo ou de cerceamento de direitos de um servidor municipal. Veja a nota na íntegra, Nota sobre os casos de devolução de servidores na rede municipal

No dia 4 de agosto, seguindo o que foi aprovado na Assembleia do dia 30 de maio (Link: Deliberações da Assembleia realizada dia 30 de maio de 2022), o SINEDUC realizou debate/palestra ministrada pela Profa. Isabel Costa do Sepe/RJ, seguido de assembleia que teve a participação de mais de 60 educadores municipais, com o tema: Gestão Democrática – Eleição para direções das unidades escolares, assédio moral e autonomia pedagógica na rede municipal de Maricá. Veja o link das deliberações desta importante assembleia: Deliberações da Assembleia realizada dia 4 de agosto de 2022. Em breve outros momentos de debate sobre o tema serão agendados.

Em junho do corrente ano, na última reunião com o MP, o representante do SINEDUC cobrou da SME e foi colocado em ata o compromisso de se realizar a eleição para as direções escolares ainda em 2022, respeitando a Meta 19 do PME de 2015. Ata da Reunião com o Minitério Público em 20/06/2022.

Este histórico de ações faz-se necessário neste momento em que grupos políticos rivais a atual Coordenação do SINEDUC tentam criar um cenário perigoso de divisão entre os educadores da rede municipal, colocando educador contra educador. Esta Direção Sindical sempre agiu e agirá em consonância com as deliberações das assembleias e dos estatutos sindicais. Representamos todos os educadores da rede municipal, todos os servidores públicos lotados na Secretaria de Educação de Maricá. Todos Somos Educadores! É um dos lemas mais importantes desta gestão e aprovado em seguidas assembleias: merendeiras, inspetores de alunos, orientadores, inspetores escolares, diretores, professores, mediadores, serventes…

A Coordenação do SINEDUC repudia qualquer ato que desqualifique uma assembleia legítima da categoria em que todos os participantes eram educadores da rede municipal, a maior parte inclusive filiados a esta entidade sindical. Lembrando que mesmo os educadores municipais não filiados podem e devem estar presentes nas assembleias da categoria, organizadas pelo SINEDUC, o Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Maricá.

Esta Coordenação Sindical sempre lutou e lutará pela construção de uma identidade de classe em que todos os servidores públicos da educação se vejam como uma única classe. Somos todos educadores! Repetiremos quantas vezes for necessário.

Profissional da Educação, em qualquer situação, procure o Sindicato para orientação e acompanhamento de seu caso ou para tirar dúvidas sobre a legislação municipal.